[BENEFICIO BR]estudantes recebem parcela de R$ 200 em julho? – Veja os Detalhes
O Programa Pé-de-Meia, implementado pelo Governo Federal com o objetivo de amenizar a evasão escolar, disponibiliza uma série de benefícios para os estudantes que atendem aos requisitos estabelecidos em regulamento. Um deles diz respeito ao Incentivo-Frequência.
continua depois da publicidade
Com valor de R$ 200,00, o auxílio é pago em até nove parcelas no decorrer de cada ano letivo. O escalonamento é organizado conforme o mês em que os beneficiários nasceram. O lote referente ao mês-base de junho será pago entre os dias 29/6 e 6/7 (somente em dias úteis).
Mas, afinal de contas, haverá pagamento do mês-base de julho (período de férias escolares), considerando que o auxílio é voltado à frequência dos estudantes beneficiários em meses letivos? O calendário oficial de pagamentos, divulgado pelo MEC, traz essa resposta.
Antes de mais nada, é importante reforçar que nem todos os estudantes recebem o aporte financeiro do programa. Para se enquadrar no Pé-de-Meia, visto como uma poupança do ensino médio, é necessário atender às exigências que foram definidas pelas entidades competentes.
continua depois da publicidade
A primeira delas é ser estudante do ensino médio em redes públicas, com idade entre 14 e 24 anos. Em paralelo, o programa também é voltado para alunos da educação de jovens e adultos (EJA) em escolas públicas, desde que os cidadãos tenham idade entre 19 e 24 anos.
Em ambos os casos, os indivíduos precisam fazer parte de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A renda familiar per capita mensal não pode ultrapassar o limite de meio salário mínimo vigente, R$ 810,50.
Ademais, o Ministério da Educação (MEC) também exige que os estudantes tenham CPF regular e frequência escolar mínima de 80% por mês. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais oficiais do Ministério da Educação (MEC).
continua depois da publicidade
Ou seja, telefone 0800-616161 ou pela página do programa, na opção “Consulta Pé-de-Meia” ao acessar a plataforma com os mesmos dados anteriormente cadastrados no portal GOV.BR.
Incentivo-Frequência terá parcela em julho?
Como o benefício é voltado para a frequência dos estudantes beneficiários, não há concessão de pagamento durante as férias escolares de julho. A parcela do mês-base de junho, por sua vez, será paga de 29/6 a 6/7. Já a de agosto começa no dia 24/8, sendo concluída em 31/8.
Em números consolidados, a poupança do ensino médio já impactou 7,2 milhões de estudantes de escolas públicas. De acordo com a avaliação do MEC, o programa contribui para melhorar os níveis de evasão escolar, bem como ampliar a aprovação no ensino médio.
continua depois da publicidade
No final de junho, foram divulgados dados sobre a taxa de abandono escolar dos alunos brasileiros. A pasta informou que, em dois anos desde a criação do Pé-de-Meia, o nível de evasão caiu em um terço: durante 2023, a taxa foi de 3,8%; já em 2025, o percentual foi para 2,2%.
“Não é apenas uma transferência de renda. É uma política educacional para melhorar a permanência e o desempenho dos estudantes”, destaca o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Distribuição dos benefícios ao longo do ano
A pasta informou que, em 2026, os estudantes beneficiários do ensino médio regular têm direito aos seguintes benefícios: 1 parcela pela matrícula de R$ 200,00; até 9 cotas de frequência no valor de R$ 200,00 cada; 1 parcela de R$ 200,00 pela participação durante os dois dias do Enem (somente para concluíntes do nível médio); e 1 parcela de R$ 1 mil pela aprovação no ano letivo que estiver cursando.
continua depois da publicidade
Já os alunos de nível médio do EJA continuam recebendo 1 parcela pela matrícula, R$ 200,00, até 8 cotas de R$ 225,00 pela frequência (até quatro por semestre), 1 parcela de R$ 200,00 pela participação no Enem (apenas concluíntes de nível médio) e 1 parcela de R$ 1 mil pela aprovação na série que estiver cursando.
Vale salientar que tanto o benefício pela participação do Enem 2026 quanto o aporte financeiro pela aprovação no ano letivo serão pagos entre os dias 22/2 a 1º/3/27.
Calendário do Incentivo-Frequência de junho
Como explicamos anteriormente, o escalonamento dos depósitos é feito com base no mês em que cada beneficiário nasceu. A parcela de junho terá o seguinte calendário:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 29 de junho;
- Nascidos em março e abril: 30 de junho;
- Nascidos em maio e junho: 1º de julho;
- Nascidos em julho e agosto: 2 de julho;
- Nascidos em setembro e outubro: 3 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro: 6 de julho.
Calendário do Incentivo-Frequência de agosto
Após a pausa na concessão durante as férias escolares de julho, o calendário retoma para o pagamento do mês-base de agosto. As datas já foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC):
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 24 de agosto;
- Nascidos em março e abril: 25 de agosto;
- Nascidos em maio e junho: 26 de agosto;
- Nascidos em julho e agosto: 27 de agosto;
- Nascidos em setembro e outubro: 28 de agosto;
- Nascidos em novembro e dezembro: 31 de agosto.
📢 Atualização de Benefícios
Para consultar seu saldo, calendários e ver a lista completa de benefícios sociais, clique nos botões abaixo:
Aviso: Este é um portal informativo gratuito. Consulte sempre os canais oficiais do Governo.
Fonte da informação: https://concursosnobrasil.com/educacao/2026/06/26/pe-de-meia-estudantes-recebem-parcela-de-r-200-em-julho/